quinta-feira, 12 de maio de 2011

PEELING OUTONO E INVERNO SÃO AS MELHORES ESTAÇÕES PARA CUIDAR DA SUA PELE

PEELING





Esta conduta, que já foi largamente utilizada pelos cirurgiões plásticos em décadas anteriores, passou por um período de baixa procura. Atualmente tem sido bastante procurada , pelo fato de novos procedimentos terem sido introduzidos (utilizando-se substâncias químicas, recursos instrumentais como Dermoabrasores, Raios Laser, Rádio-frequência, etc.).






Vários fatores deverão ser levados em consideração, no exame inicial do(a) paciente:


a) Irregularidade da pele e sua causa: seqüela de espinhas, varíola, cicatrizes leves, micro-sulcos, etc.


b) Tipo étnico do(a) paciente: as pessoas de pele morena são mais propícias às complicações tipo "manchas". Dai, a menor incidência de sua indicação em países tropicais (Brasil, etc.).


c) Tipo de atividade profissional do(a) paciente.


d) Presença de fatores locais que contra-indiquem o ato (barba irritável, espinhas ativas, irregularidade na superfície cutânea muito acentuada, presença de discromias em outras áreas, cicatrizes inestéticas, etc.)


e) Motivação do (a) paciente.


A Dermoabrasão, Peeling ou Resurfacing poderá ser indicada em 1 ou mais sessões (quando indicadas mais de 1 sessão, recomenda-se certo intervalo entre uma e outra, dependendo das características da pele, assim como a técnica empregada).


Poderá ser realizada sob anestesia local ou geral ou mesmo sob sedação (peeling químico).


Durante as primeiras fases ( período de eritema ) é proibida a exposição ao sol, a fim de se evitar o aparecimento de manchas na pele. Esta conduta poderá ser feita simultâneamente em áreas específicas ( peri-bucal, pés de galinha, micro-sulcos peribucais, ou na face total.


Tratando-se de conduta que exige o esclarecimento de detalhes sobre o resultado a ser oferecido, normalmente solicita-se dos (as) pacientes que exponham todas suas dúvidas durante a primeira consulta.


A relatividade do resultado deverá ser assumida, para fins de decisão da intervenção, pelo(a) próprio(a) paciente, juntamente com seu cirurgião.


Tipos de peeling


Superficial: ele atinge apenas a epiderme e é indicado para manchas e melasmas, por exemplo. Não há necessidade de preparação prévia, mas exige protetor solar até que a pele fique totalmente recuperada, sem descamação ou vermelhidão.

É recomendável para quase todos os casos, aumentando apenas o número de sessões - isso garante que não haverá nenhum tipo de lesão e que você não vá precisar sair de circulação depois de fazê-lo.


Médio: atinge a derme e é indicado para rugas, marcas mais profundas, degeneração e cicatrizes. Pode-se prepara a pele com aplicações de ácido retinóico ou com um peeling superficial. Quem se submete a este peeling, vê resultados melhores, mas fica de três a sete dias fora de circulação, até que uma pele fina, nova e avermelhada apareça.

Neste método, o bloqueador é indispensável e deve ser aplicado continuamente.


Profundo: é muito útil para peles extremamente enrugadas. O procedimento é feito em uma clínica ou hopsital, com anestesia, monitoramento cardíaco e das funções hepáticas para garantir que a química utilizada não caia na corrente sangüínea e para que não sinta dor", completa o especialista.

O tempo de recuperação é quase o mesmo do peeling médio, de sete a dez dias. Pessoas que têm herpes simples precisam de tratamento específico para garantir que não ganharão cicatrizes ao invés de uma pele de pêssego.


O bloqueador solar também é extremamente necessário porque a pele formada é muito sensível.

Os dias pouco iluminados do inverno são muito proveitosos para quem quer fazer um peeling. A idéia é deixar a pele lisinha, sem marcas, com o colágeno em dia e viçosa, espantar a aspereza, igualar a cor e acabar de vez com os estragos do sol na cutis - sonho de dez entre dez mulheres.


Como é realizado:


O processo consiste na descamação da pele, que pode ser superficial, média ou profunda e retira manchas e rugas, principalmente. Cicatrizes de acne e oleosidade excessiva também podem ser resolvidos.


O número de aplicações e o tipo de peeling a ser aplicado vai variar de acordo com o diagnóstico e o tempo que você tem disponível para tratar a pele. Peelings mais fortes exigem que a pessoa fique alguns de repouso.


O peeling superficial pode ser feito por qualquer pessoa. O médio e o profundo são indicados para mulheres mais maduras e que já ganharam algumas rugas ou manchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário