quarta-feira, 18 de maio de 2011

Outono e Inverno estações para você se preparar para um Verão em Plena Forma!

Plástica BR




Os dias mais frios já chegaram. Cenário ideal para realizar uma cirurgia plástica, certo? Em parte, sim. O movimento intenso nos consultórios médicos, durante o Outono e o Inverno, comprova que os pacientes optam por essa época para renovar o visual. E essa iniciativa parte também de alguns cirurgiões, que orientam a realização de um procedimento cirúrgico durante os meses mais frios. E quais seriam os benefícios então?
Exposição solar, uma grande inimiga

As cirurgias plásticas exigem um cuidado criterioso no pós-operatório: evitar a exposição solar. O risco dessa exposição prejudica o processo de cicatrização, podendo provocar manchas na pele e cicatrizes escurecidas as manchas roxas podem se perpetuar na coloração marrom, uma vez expostas à radiação solar, devido a um pigmento do próprio sangue extravasado na região operada. “Esse pigmento, por ser rico em ferro, apresenta a cor ferruginosa, caso haja a precipitação na pele por ação do sol”, ressalta o especialista.
Diante disso, uma cicatriz recente exposta ao sol pode acabar com o resultado de uma cirurgia plástica, tornando-se escura. Isso ocorre porque o corte realizado na pele provoca uma reação do organismo, que libera melanócitos, deixando a região naturalmente escura. A ação solar nessa área potencializa essa reação, aumentando as chances do aparecimento desse efeito inestético.
Assim, a necessidade de manter distância do sol é o primeiro ponto a favor de realizar uma cirurgia plástica no Inverno. Nesse período, como os raios solares são tímidos, é mais fácil seguir as orientações médicas e evitar os banhos de sol, que são tão freqüentes na Primavera e no Verão. “É importante lembrar que a exposição solar ocorre independente das vestimentas ou de proteções popularmente usadas, como o guarda-sol e até a sombrinha. Essas proteções apenas aliviam a sensação térmica, porém permitem que os raios solares desencadeiem todo esse processo tão temido”,

Sentir-se bem
Outro ponto que favorece a realização de uma cirurgia plástica no Inverno é o calor intenso das estações quentes. No Verão, por exemplo, algumas pessoas retêm mais líquidos, levando a um inchaço natural do corpo. Com isso, a combinação “calor e cirurgia plástica” pode levar a um edema (inchaço) – comum no pós-operatório de qualquer cirurgia – mais acentuado, causando incômodo para o paciente.
O tempo frio ainda torna o uso de malhas cirúrgicas – necessárias após alguns procedimentos (como lipoaspiração ou abdominoplastia) – mais tolerável. Além de esquentarem o corpo da paciente, o que seria desconfortável em meses de calor, as malhas ou outros curativos são facilmente escondidos por roupas mais largas no Inverno.

Tempo de férias
Além dos fatores acima expostos, o Inverno ainda coincide, para grande parte das pessoas, com o período de férias. Para quem é mãe, por exemplo, o mês de férias escolares dos filhos pode ser um bom pretexto para pensar em cuidar das formas, visto que a mamãe pode programar uma viagem para as crianças, enquanto ela passa pelo período de recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário