sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dieta de Verão




chegada do verão.


Alimentação no verão

- Consuma: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes brancas, queijos magros, sobremesas à base de frutas e líquidos com maior frequência (água, sucos naturais, chás e água de coco).

- Evite: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese), frituras e doces, pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, que podem causar desconforto e mal estar.

- Faça: refeições menos volumosas: fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

- Sanduíches: prefira os pães integrais com carnes brancas ou queijos magros e complete com saladas. As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal. Atenção, porém: eles não substituem uma refeição, e devem ser preparados na hora que forem consumidos.

- Higiene: A falta de cuidados com a higiene na limpeza de alimentos para consumo ou em sua conservação pode leva à ingestão de alimentos contaminados. Com isso, podemos encontrar quadros de verminoses e gastrenterites, que podem se manifestar desde como diarreia, até como quadros mais graves que necessitam de internação hospitalar.

- Clima: o calor estimula o consumo de alimentos gelados e leves, sendo um convite a saladas, frutas e sucos: aproveite!

- Sobremesas: respeite aquela vontade irresistível de tomar sorvete, mas escolha os sorvetes à base de frutas ou frozen iogurte, sem coberturas ou caldas. Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são menos calóricos. A salada de frutas também é uma boa opção. Para deixá-la mais atraente, acrescente iogurte, mel ou cereais integrais no lugar do chantilly. Se estiver com vontade de comer bolos, escolha os mais simples, sem recheio e sem cobertura, como: maçã, iogurte, limão ou laranja.

- Petiscos: no lugar de salgadinhos fritos, opte por legumes temperados e cortados (como pepinos ou cenoura crua), azeitonas, tremoços ou queijo branco temperado com azeite e orégano.

- Vitamina C e vegetais: os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres. Coma frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).








Exemplo de Cardápio para o Verão

Desjejum: 200 ml de leite desnatado batido com frutas
Duas fatias de pão integral light com uma fatia de ricota.

Lanche da manhã: Salada de frutas com iogurte desnatado

Almoço: 1 pires de chá de salada de folhas verdes
1 pires de cenoura na salsa
120 g de filé de frango grelhado
3 colheres de sopa de arroz integral
1 picolé de frutas.

Lanche da tarde: 1 copo de suco natural sem açúcar

Jantar: 1 pires de chá de salada de agrião e tomate
1 batata média assada
150g de salmão grelhado
1 fatia de abacaxi

Ceia: 100 ml de iogurte 0% gordura com granola

Para as substituições, escolha alimentos do mesmo grupo:
- Leite desnatado, iogurte desnatado ou 0% gordura, suco de soja, queijo magro, coalhada.
- Frutas frescas, desidratadas, suco de frutas naturais sem açúcar.
- Carne bovina magra, peixe ou frango sem pele e sem gordura assados ou grelhados.
- Arroz integral, macarrão com fibras ou integral, batata, mandioquinha ou mandioca.
- Folhas cruas ou refogadas.
- Legumes crus ou refogados.
- Pão integral light, semente de linhaça, granola ou aveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário